24/11/2013

Não foi só fumaça


Edifício Agulhas Negras: atingido pelo incêndio da academia Smart Fit
A tragédia (essa é a palavra correta) que ocorreu no dia 08/11/2013 para 146 famílias do edifício Agulhas Negras, no centro de São Paulo, não foi somente (se posso usar essa palavra) "fumaça e calor provocado pelo incêndio" na academia Smart Fit, no prédio comercial vizinho. Diferentemente do que aparenta na foto acima e do que foi noticiado aqui, aqui, aqui e aqui, os andares do primeiro ao nono andar (este último somente sei por relatos de moradores) pegaram fogo!

Eu pude subir no edifício para ajudar um dos condôminos, infelizmente minha mãe, a pegar roupas e outros pertences. O choque foi grande. A primeira coisa que me veio a mente foi: se tristeza tem cheiro e cor, ela tem fedor de queimado e um cinza melancólico. 

Por muito pouco não ajudei a lavar o chão com lágrimas. Resisti e pude tirar algumas fotos.




Uma imagem vale mais que mil palavras? Bom, eu, pelo menos, não conseguia exprimir nenhuma, exceto ostentar meu espanto ao discrepante cenário interno frente ao externo e ao que era passado pela mídia. Parecia que estava num prédio há anos abandonado ou num filme de terror. Infelizmente era a vida real.

O que sobrou da academia

Visão lateral do prédio comercial atingido pelo fogo

Visão de baixo do prédio comercial

Um dos andares do Agulhas Negras. Este não parece que atingiu tanto. Mas olhe bem o apartamento no fim do corredor.

Portas tiveram de ser arrombadas pelos bombeiros para resfriar o edifício

A primeira foto. O primeiro choque. Neste andar moravam minha avó e tia.


Porta de um apartamento totalmente queimada

Foto de um apartamento completamente consumido pelo fogo. Tirei esta foto do corredor. Não havia mais parede ou porta.


Porta de um dos elevadores. Esta porta é bem espessa e tem a barra de ferro. O fogo consumiu tudo.



Apesar do incêndio, o clima era "frio": tristeza.


Oitavo andar.  
Um dos apartamentos do oitavo andar (quase do outro lado de prédio, na Av. Ipiranga). O teto está para desabar.

Mesmo apartamento da foto anterior. Não era possível distinguir nada. Tirei esta foto do corredor do oitavo.
Outra foto de outra parte do mesmo apartamento acima.
                                     
Foto do apartamento da minha mãe. O fogo se espalhou até o outro lado do prédio.

Porta do 801 arrombada pelos bombeiros. 
Interior do apartamento 801. Muita poeira e fuligem.

Porta consumida pelo fogo. Esta foi tão queimada que parte dela sumiu e tiveram de colocar um pano para a parte perdida.




Outra foto do prédio comercial, agora de cima.

Parede do segundo andar completamente chamuscada. 

Mais uma porta tomada pelo fogo.

Apartamento do primeiro andar, completamente destruído. 

Minhas desculpas se essa postagem ficou pesada para carregar, mas pela gravidade da tragédia, não poderia perder nenhum pixel das fotos. Ah, para completar, há também um vídeo, feito por moradores do Agulhas Negras que, presumo, não imaginavam que o que eles estavam filmando os expulsariam de suas casas. O vídeo mostra, claramente, que o fogo vem de dentro da academia e que o teto estava intacto. Digo isso, pois alguém levantou a hipótese (absurda) de que moradores estavam com inveja da academia e jogaram botijões de gás nesta para atear fogo. O vídeo mostra que o fogo já ardia e que não havia qualquer dano no teto da academia. 




Essas coisas não são fáceis. Quando vemos acontecer com outrem, parece comum. Mas não é. Até hoje, as informações são desencontradas, não há apoio do governo da cidade de São Paulo aos moradores e todo dia é um dia de expectativas que, atualmente, estão se frustrando diariamente. 
Some tudo isso, custos adicionais com hotéis, novos apartamentos, roupas e documentos (que muitos não conseguiram salvar), financiamentos, dentre outros, ao medo do prédio ser saqueado ou invadido (muitos edifícios no centro de São Paulo foram invadidos por diferentes movimentos e, muitos deles, estão assim há anos).  Ah sim, e o patrimônio perdido por muitos no Agulhas Negras. 

Como estou envolvido emocionalmente, resolvi não fazer julgamentos pois ele estaria fatalmente comprometido.  Mas o que quis foi ajudar os moradores do Agulhas Negras a divulgar o que não foi divulgado e mostrar fatos (com evidências), em vez de especulações. 

Agora, daqui, é esperar e torcer. Bastante. 

5 comentários:

  1. Sem dúvida alguma, a matéria mais fiel relacionada ao "Incêndio do Agulhas Negras". Parabéns pela postagem e pela sensibilidade em relatar a dor, o abandono e o sentimento de impunidade vivenciado pelos moradores do Agulhas Negras.

    ResponderExcluir
  2. Essa filmagem colabora com a verdade e não com declarações insanas feitas em jornais daqueles que tem outros interesses que não seja o de apurar a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Eu morava lá, no ap. 711, no meu apartamento aconteceu um milagre! Só queimou a janela!

    ResponderExcluir
  4. Lendo esse post e revivendo o momento... Ótimo registro e relato dessa história.

    ResponderExcluir