16/06/2013

Spotify


Quanto custa escutar uma boa música? R$ 20,00 num CD (sim, tem gente que ainda compra isso)? $9.99 num álbum no iTunes ou nada, apelando para meios "torrenciais"?
Sinceramente, acho mais válido pagar $9.99 num ótimo álbum do QOSA, ou do Hugh Laurie, por exemplo, e poder ouvir, pagando uma só vez, no meu iPhone, iPad, Mac ou no meu carro. Tudo isso digital, no suprassumo da portabilidade e ainda com direito a backup na nuvem no iCloud - estou citando todo o aparato da Apple, pois é o que eu uso (imagino que o Google faça tão bem quanto).
Eu acho que pode melhorar. Penso que chegará um tempo que as músicas não serão mais comercializadas como hoje. Não sei se de graça, mas talvez algo mais como o Spotify

O Spotify é um serviço de música online que, gratuitamente, somente funciona nos EUA - para funcionar em qualquer lugar do mundo, basta que você desembolse $4.99 ou $9.99 por mês. Mas antes que esse seu franzir de cenho ou torção de nariz o afaste dessa ideia (de pagar) ou desse post, sugiro ler até o fim.

O acervo é gigantesco. Uso o plugin para o Chrome do Band of the Day para descobrir novas bandas e novos sons (recomendo muito a Natural Child, Boat Beam, And So I Watch You Afar, Grandfather Child, Liesa Van der Aa e muitos outros que não anotei). E todos eles estavam no Spotify.
Como o serviço é estrangeiro, o acervo brazuca é menor, mas tem bandas como o Móveis Coloniais de Acaju e Los Hermanos - há uma chance de isso mudar, já que o Spotify vai abrir um escritório no Brasil.

Assim como o iTunes, com a mesma conta, você pode baixar o aplicativo do Spotify para iPhone, iPad, Android, Mac ou PC (acho que não tem para linux) e escutar suas músicas online em seus diferentes gadgets. O Spotify ainda recomenda novos sons baseando-se no seu perfil. Dentre as "trocentas" funcionalidade, o Spotify ainda oferece: compartilhamento de música ou álbum para sua conta no Facebook, Twitter ou Tumblr, envio de música diretamente para a inbox (no Facebook) de um contato seu, dentre outros - sem contar que o serviço cria uma micro rede social, já que você pode seguir pessoas e ver o que essas estão escutando em "tempo real".

Bacana, né? Mas lembra-se dos preços? Bom, $4.99 é somente para você se livrar das propagandas que as vezes são realmente chatas - mas não vale a pena pagar somente por isso. E os $9.99 é para você se livrar dos Ads e (a melhor parte) ouvir suas músicas offline. Isso mesmo: offline. Ou seja, por $9.99 por mês, que somente paga um álbum no iTunes, você pode ter dezenas ou centenas de álbuns no seu dispositivo. 
Vale ou não a pena? Para mim, acho que vale. E por que não valeria para todo mundo? Porque o jeitinho de não pagar nada ainda é bem mais barato (ou seria caro?) que esses $9.99. 

Onde trabalho, virou febre - e recomendo para todo mundo. Antes eu usava o ótimo Grooveshark, mas quando me indicaram o Spotify, não pensei duas vezes em trocar de player - veja aí o quanto ele é bacana (e não, não estou ganhando nada para escrever sobre o serviço).

Conhece outro serviço parecido? Com maior acervo? Mais barato? Comenta aí.

Um agradecimento ao Thainan Frota pela indicação do Spotify.

2 comentários: