20/05/2013

Hangouts



O Gtalk morreu. Ou, ao menos, está morrendo. E quem veio para ficar foi o novo Hangouts. Novo som de notificação de mensagem, novo layout e unificação do serviço de mensagens do Google para todos os demais existentes - sem contar os apps para iOS e Android (Windows Phone, oi?). 
Mas há uma intenção, não muito obscura, do Google com o novo Hangouts: tentar...


... alavancar o Google+! Isso se você não observar as (agora sim, obscuras) intenções de tentar engolir outros serviços parecidos que já existem, como o Skype (chamadas de vídeo) e o ótimo Whatsapp (troca de mensagens de texto via Wi-fi ou 3G - sim, o Google vai entrar nessa também). Todavia a segunda maior rede social do planeta, ainda está longe de alcançar o "líder azul". E acho que um dia alcançará, mas não tenho certeza se tão rápido - e de quando isso vai acontecer. 

O que me pareceu ao usar o Hangouts foi perceber que ele não é mais o comunicador do Gmail. Ele se tornou o comunicador do Google+ que foi para o Gmail (e para todos os demais serviços). E isso é ótimo (até então eu achava isso). Simplifica muita coisa. Mas nem tudo são somente flores ou somente espinhos, certo?
Ele trouxe os, para mim, inúteis Circles do Google+. Por que inúteis? Por que eles não tem utilidade para mim. Óbvio, não? Outra coisa que me incomodou muito foi a busca. Com o Gtalk a busca era restrita aos meus contatos. Agora, quando escrevo um nome a ser buscado, aparecem dezenas de homônimos completamente desinteressantes, a priori.

Pior que isso tudo ainda que vai me dar trabalho. O velho Gtalk me dava a rápida opção de bloquear ou, de maneira menos socialmente disruptiva, nunca mostrar um contato que eu não queria que aparecesse mais na minha lista - assim como eu faço no Facebook =D. Agora, não. Agora está aparecendo tanto quem eu já havia há muito tempo bloqueado ou recentemente marcado como "never show". Me parece que o Google anda lendo (quem dera) este blog e leu o último post "O que você vende?" e resolveu tirar a máscara de todo mundo.

No compto geral, o Hangouts não me agradou - só espinhos. Vai me fazer abrir o Google+ (que eu só uso para divulgar este blog), refazer os Circles da minha conta, retirou a opção "never show" (vai ficar poluindo minha lista de contatos com pessoas indesejadas) e a ainda aumentou o escopo da busca de contatos - que vai diminuir a eficiência da busca e vai ficar me mostrando indivíduos que nunca vi.

Como bom beta tester eu continuarei usando-o. Mas foi bom ver que ainda há chances de voltar ao velho Gtalk (por enquanto).

Opções e alguns status do meu Hangouts.  A opção de voltar para o Gtalk é a  última da lista.
Ps.: Já mandei feedback para eles sobre isso tudo que falei.

The search expansion was not good. Now, when I want do search a friend, Hangouts shows me people that I never met and, now, I do not want to meet. I just want find someone that I already know and is in my actual contact list.

Other thing: the "never show" option. This option is awesome. Makes the contact list cleaner and does not need to block that person. This option is great for contacts that rarely talks, but that may be important sometime. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário