Tema de músicas de renomados cantores como Alcione e Gonzaguinha e um dos reis dessas mesas, Reginaldo Rossi, a mesa de bar é o meu lugar preferido para confraternizar. Pode ser num boteco, num pub, cachaçaria ou grande bar, basta ter uma boa bebida para desgustar e boa companhia - se não tiver a companhia, é melhor ter uma boa música para acompanhar.
Mas é numa mesa de bar que sobre tudo se fala: trabalho, mercado, mulheres, futebol, relacionamentos e um monte de bobagens também.
E antes que você continue, cara leitora ou leitor, esse não é um post comum. É um bando de divagações desvairadas.
Não acho que no trabalho você possa conhecer alguém realmente bem. Nem que você passe, sei lá, 3 anos no mesmo emprego. Também não penso que você possa conhecer alguém durante seus 4, 5 ou 6 anos de universidade. Você tem de leva-la(s) ou leva-lo(s) a uma mesa de bar.
É lá que você vai conhecer se seus colegas de trabalho ou universidade são realmete quem você acha que eles são. E se elas ou eles beberem, mais fácil fica. O alcool é um desinibidor (e depressor também, mas essa parte não é muito útil). Então isso ajuda as pessoas a falarem um monte de besteiras e verdades, principalmente.
Eu queria que metade das pessoas que realmente importam em assuntos crítiticos que já discuti em diferentes mesas de bar estivessem presentes e, talvez, muitas coisas já teriam sido resolvidas. Ou pelo menos o caos já haveria sido instalado e, a partir daí, estaríamos procurando a resolução para os problemas criados com as reais pessoas (não aquelas que se escondem atrás de si mesmas) e as mais sinceras (vis ou delicadas) opiniões.
E que fique claro que não há ode ao alcool neste post, como talvez os mais puritanos leitores possam achar. Quem me conhece sabe o quanto aprecio uma boa bebida, seja ela alcoolica ou não. Estar numa mesa de bar não quer dizer que todos tem de consumir alcool (passei quase 3 semestres da universidade indo para bares e bebendo refrigerantes). Mas como eu disse antes, se todos beberem, facilita conhecer quem realmente eles são.
O importante de uma mesa de bar é a confraternização. Seja para confraternizar um bom momento, xingar, rir, discutir ou brigar. No fim das contas (e não somente aquela que você paga), você vai aprender alguma coisa - sobre "tudo" ou sobre alguém (na mesa ou não).
Nenhum comentário:
Postar um comentário