24/07/2012

Paganismo, magia e um feliz aniversário!

Por fruto de pura curiosidade e ,não por acaso, por aniversários deste mês e dessa semana, resolvi buscar de onde surgiu tal festividade. Segundo o Dicionário Michaelis, aniversário é tudo aquilo "Que evoca a lembrança de um fato ocorrido em igual dia, um ou vários anos antes: Festa aniversária. sm 1 Dia em que se completa o tempo de um ou mais anos de um acontecimento. 2 Comemoração da volta anual de uma data em que se deu certo acontecimento"
É comum sempre lembrarmos dos aniversários natalícios (aqueles referentes ao dias em que nascemos), mas logo nos vem a mente as comemorações de casamento, namoro, de carro, de trabalho e, inclusive, de morte. A pesquisa não foi extensa e as fontes na internet são pouco confiáveis, mas eu consegui achar umas coisas interessantes.




Primeiro, antes de qualquer cultura, lembrar de aniversário é...complicado. E como centenas de "amigos" que você deve ter, é improvável que consiga lembrar de todos somente usando a memória (mal consigo lembrar dos aniversários dos entes familiares, o que dirá dos entes "facebookianos"). O que não falta é App para isso. Rapidamente, eu uso o SmartSync que é muito prático e nunca me deixa "esquecer" nada. Tem para Android também, mas tá meio tosco. Enfim, vamos ao que interessa.


Segundo o Mundo Estranho, melhor fonte que eu encontrei a respeito, a comemoração dos aniversários natalícios (chamarei pelo comum nome de "aniversário", ok?) começou com os egípcios, depois gregos e então os romanos (os maiores copiadores da história). Mas o curioso é que essa comemoração era restrita para deuses e imperadores (f***-** o povão). O mais interessante é que, nos séculos seguintes, a Igreja aboliu essa comemoração por considerar pagã! A história é irônica, não? Esse costume retornou somente no século 4 com o início das comemorações do nascimento de Jesus de Nazaré. Não vou entrar nesse mérito, pois isso é para outro blog.
Ah, "feliz aniversário", originalmente, tinha o objetivo de espantar os maus espíritos (assim como dar presentes)! Aposto pizza que muito pouca gente sabia disso, embora não vá fazer ninguém de parar de falar (não falo por mim ~~). 

No link tem muito mais informação a respeito e nesse outro fala especificamente do bolo. Desconsiderando as idiossincrasias histórico-religiosas, o que mais acho interessante é a massificação do "Parabéns a Você" em nossa cultura e o "Happy Birthday to You" no resto do mundo. É incrível como um povo pode dominar o outro sem nem brandir um único machado.

Mas tudo isso foi para informar meus caros e raros leitores (e saciar minha curiosidade). Ah, e para parabenizar todos os aniversariantes desta semana e de todo o mês de Julho. 
Nos os parabenizarei por mais um ano de vida, registrarei meus votos de sucesso (e "suerte", claro) para os vindouros e próximos anos para todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário