Gox, Voyassic e a pobreza da indústria automobilística
A primeira vez que vi o anúncio e as fotos dos "novos" carros da Wolks, o Gol e o Voyage, eu tive a seguinte e instintiva reação: "que porcaria é essa?". Não o carro, em si, claro, pois penso que todo automóvel é bom, seja ele uma batedeira ou um liquidificador como é o Gol (exceto o G4 que foi o melhor Gol da minha época). Mas falo do design. Não me lembro de um grande carro da Wolks que inovou em design e esses "novos" carros dessa montadora reforçam essa minha falta de memória.
Vamos ao fatos. As imagens a seguir são do novo Gol e do Fox atual:
"Novo" Gol
Fox
Eu quase posso brincar de "Jogo dos 7 erros" com você, caro(a) leitor (a). Mas isso é para outros blogs. Percebe o que eu quero dizer com "que porcaria é essa?" ? Pode ser até chamado de "novo" por ser diferente do anterior, mas jamais poderá ser chamado de "novo" por apresentar algo realmente inovador ou um carro, de fato, diferente. O Voyage segue na mesma fusão com o Fox:
"Novo" Voyage
Eu acho que o Voyage foi mais longe e não perdeu tempo em copiar suas "colegas" montadoras. A traseira deste carro (imagem abaixo) me parece um fusão muito sutil do Chevrolet Classic e do Novo Sienna (imagens a seguir):
"Novo" Voyage - Traseira
Chevrolet Classic
"Novo" Sienna
Eu posso estar vendo muito longe com o Classic, mas a semelhança com o Sienna é inegável.
Este post não é nada contra a Wolks, ela só deu "azar" de lançar mais um modelo frankenstein grotesco. E ela não é a única, certamente. A Fiat e a Ford são tão talentosas quando a Wolks nesse "ramo".
Quando a Nissan (que não é também lá essas coisas com design, mas não vi até agora modelos "mistos") lançou a campanha do March com a propaganda "Eu sou um carro velho", ela mostrou como é o mercado brasileiro de carros: um grande Mister Batatão!
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