25/06/2012

Gmail e os Maias.



Bug no Gmail! Calma eu não estou louco ou os Maias estavam certos. Mas hoje me deparei com uma situação, no mínimo, estranha de como o Gmail trata seu login e de como o universo pode estar abrindo no meio.

Você sabia que o ponto (ou os pontos) em seu email de nada valem para o Gmail?  Um colega aqui do trabalho recebeu por engano (3a vez ainda é considerado engano?) um email da administração Faetec perguntando se o "'professor" Paulo (nosso colega de trabalho e suposto professor procurado pela Faetec) poderia enviar um arquivo perdido pelo remetente. Vestindo a roupa do Capitão Óbvio, nosso colega Paulo não é professor da Faetec (a não ser que ele tenha uma identidade secreta) e tão pouco esteve no Rio de Janeiro ou conhece o remetente do email.

Mas como tudo isso aconteceu? Bom, o representante da administração da Faetec enviou esse email pedindo um arquivo perdido para paulo.sobrenome.rubrica@gmail.com. Contudo, o email de nosso estimado colega é paulosobrenome.rubrica@gmail.com. Como isso é possível? Segundo próprio Google, isso já era uma regra e está "explicada" neste link.

Para mim isso chama-se workaround (migué, POG, solucão técnica não documentada, escolhe o termo aí). Meu email é matheusPONTOmcas@gmail.com. O ponto não está aí por estética ou por preferência. Eu tive de colocar este caractere, pois na época em que cadastrei meu email, já havia um (usurpador) outro indivíduo com o login matheusmcas. Por isso nosso colega recebeu esses emails por "engano". Fizemos três testes aqui com diferentes emails com e sem ponto e tudo isso se confirmou. 

O que fica é: estariam nossas mensagens indo, eventualmente, para outrem? Se até o Google usa dessas explicações meia-boca para tapar um bug, o que restará da humanidade? 
Sem mais devaneios ou frases hiperbólicas, este tipo de "falha" veio de uma, quase, interplanetária empresa que guarda seus dados pessoais. Pense nisso se alastrando por serviços como Facebook, Pinterest, Dropbox, dentre outros. 

Começo a simpatizar com as ideias do emeio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário