08/03/2012

Não precisa correr.


Primeiro, o principal motivo: "ele" não chegará aqui antes de Abril (na melhor das hipóteses no fim do citado mês). Segundo, ele continua incrível e com mais poder de fogo, mas é difícil, até para a Apple, ser espetacular além do sensacional.

O novo iPad (New iPad) veio para aguçar a bipolaridade entre os dispositivos móveis de maior calibre: de um lado os tablets e de outro o iPad. Ele que tinha uma câmera de menos de 1MP para fotos e resolução de tela menor que outros tablets e ainda disparava nas vendas. Agora vai ficar chato ver o gráfico entrar numa exponencial novamente. O novo iPad vem agora com as principais características:

  • Tela Retina Display: sim, a resolução do iPhone 4 e 4S veio para seu irmão maior e agora a resolução é de 2048 X 1536 pixels. O que isso quer dizer? Sua TV Full HD tem resolução menor que o iPad. Tsssssss!
  • Câmera traseira de 5MP (com cinco elementos ópticos), filmagem e reprodução de vídeos em 1080p;
  • Mais poder de processamento gráfico com um processador com "quatro núcleos de vídeo" e dois de processamento. Segundo a Apple, a desempenho do novo iPad supera em até 4x o famoso Tegra 3 da NVidia
  • Compatível com redes 4G/LTE
  • iOS 5 e mais novidades nos aplicativos oficiais.
Olho para meu iPad e fico triste em ver que um dia deixarei-o, mas não tão rápido. 
De todas essas novas características do novo iPad, acho que todas são muito importantes e, para alguns, imprescindíveis. Se você tem o primeiro iPad ou quer comprar o seu primeiro, não há escolha senão comprá-lo. A não ser que queira economizar um pouco e comprar o iPad 2 que já ficou mais barato. Mas acho que, pela diferença de preço, não vale a pena.
Outra coisa que não vale (tão) a pena é você, como eu, sair correndo para vender seu (ou o meu) iPad 2 e comprar o novo iPad. Claro, vai depender do seu nível monetário e do seu índice de "apple maníaco". Mas vamos ponto a ponto:
  • A melhor resolução da tela vai fazer o iPad virar algo tão incrível que as pessoas vão querer lamber as imagens para ver se tem sabor. Mas se você não for maníaco por edição de vídeos e fotos e não conseguir sobreviver com a ótima resolução do iPad atual, então corra para as lojas;
  • Esse é um dos pontos que não fazem sentido para mim. Acho muito estranho usar um iPad de 9,7'' para filmar e tirar fotos. As câmeras do meu iPad somente são usadas para o Facetime e já é a resolução suficiente para a "banda larga" brasileira para fazer vídeo chamada. Eu acho que a câmera dianteira deveria ter um upgrade, principalmente para fotos (aí faz sentido, pois você está olhando par ao aparelho e não apontando para algo para transformar o iPad numa câmera trambolho) Nesse ponto, o que faz sentido é a reprodução em Full HD e ponto final. 
  • Esse terceiro é para o desempenho geral e o uso de jogos. Aqui não há discussão quanto ao ganho. Para fanáticos por jogos no iPad como eu, esse ganho de processamento é uma ambição e necessidade.
  • Desnecessário dizer que isso aqui não conta nada para, nós, brasileiros, né? Nós porcamente temos 3G, quiçá sonhar com 4G ou LTE;
  • E este último são algumas atualizações de estabilidade, bateria e atualização de alguns softwares nativos. Para que os usa, ótimo. Para quem não, pouca diferença. Penso que as mudanças no SO, em si, é que são as mais relevantes. 
Enfim, eu estava ansioso pelo novo iPad e já estava bolando planos para poder tê-lo em mãos o quanto antes. Mas para a necessidade que tenho hoje, meu iPad 2 supre com folgas. Não sei ainda o que minha mente insana pode me compelir a fazer, mas, talvez, eu fique com meu iPad 2 e aguarde o iPhone 5.
Mas, sem dúvida, os supostos concorrentes irão precisar de lentes de aumento ou binóculos para enxergar o iPad  (muito) à frente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário