Desde que me conheço por pessoa o mundo da tv brasileira sempre foi dividido em tv aberta e tv paga. Lembro que ainda existia a antiga Directv, Sky e TVA (tv a cabo). Depois a Sky comprou a Directv, a TVA sumiu e só ficou a Sky para, durante alguns anos, monopolizar o mercado brasileiro de TV por assinatura . No Sul e sudeste, surgiu a Net, oferecendo banda larga e Tv por assinatura (acho que foi a primeira do ramo a oferecer , até então, serviços tão diferentes).
Me perdoe se minha memória sobre essa parte da história do Brasil me é falha, mas eu nunca fui bom de história e o intento nem é esse. E para não deixar de fora, veio a Via Embratel e bipolarizou o mercador de tv por assinatura - até pouco tempo atrás. Meu ponto é: todas essas empresas nasceram para o que fazem hoje: oferecer tv por assinatura. E fazem isso bem. Nao conheço quem tem Sky ou via Embratel e reclame (eu tenho esta última e acho muito boa e,inclusive, com melhor custo/beneficio que a primeira).
Mas você compraria um skate da Sky só porque ela tem uma ótima tv paga? Ou uma torradeira da via Embratel por seu bom preço e sinal da tv? Eu não compraria. A última agora é que empresas de cunhos (teoricamente) totalmente díspares de TV , e algumas que já tem serviços ruins, querem essa fatia de mercado da TV brasileira. Não há escrúpulos no mundo corporativo.
Vou começar pela oferta "divina" (se eu deixar por último esse post vira conteúdo do "Não é mais um profeta"). O Nossa TV é a TV por assinatura do "missionário" RR Soares, aquele da Igreja Internacional da Graça de Deus. Preciso dizer mais alguma coisa? Gente, é uma igreja. Instituição (que não paga impostos) que teoricamente deveria se ater a assuntos sobrenaturais, subjetivos, "ajuda" ao seus fieis (e infiéis, pois a ideia é ganhar dinheiro e não melhorar a vida de ninguém, como o "missionário" prega) a assistir mais canais com melhor "qualidade" (leia na Wikipedia que essa TV usa a Banda Ku). É como se uma escola de balé também ensine a jogar bocha. Ah, o "serviço" deles, para mim, é de péssima qualidade. A TV deles será tão imaginária boa quanto.
Vamos agora às engraçadíssimas operadoras de telefonia. A Oi, uma das maiores empresas do Brasil (e com um dos piores serviços de telefonia - não sou eu que estou dizendo, são os baianos em massa), lançou a Oi TV. Que graça, não? É como se eu fosse aqueles caras que vendem quitutes na rua e meu pastel (telefonia) e o rissole (banda larga) fosse, no mínimo, infecciosos para o consumo humano e todos sabem disso. O que eu faço? Mudo minha receita e melhoro os produto que eu já tenho? Não. Continuo vendendo os mesmos venenos e ainda digo que, agora, vendo mini pizza que eu mesmo fiz.
Tão cínicas risíveis quanto a Oi são a Claro e a Tim. Esta última mais tímida no marketing, ambas lançaram também suas TV, só que online (acho que vai ter por satélite também, mas não me dei o trabalho). Agora veja o ápice do supra sumo máximo da cara-de-pau: essas operadoras vão oferecer TV (que não é a praia delas, cunho principal desde post) através da internet delas que , por sua vez, são tão sofríveis quanto o sinal de telefonia delas. Eu (e não sei quantos idiotas que foram com sede ao pote dos R$ 0,25) tenho TIM e sofro com o sinal instável ou até inexistente em alguns lugares. A Claro é até melhor que a TIM, pelo que escuto, mas a genética das duas é a mesma (mesmo dono) .
Não vim fazer propaganda da Sky, Via Embratel, Sim ou qualquer outra e nem digo que essas TVs que citei serão ruins em absoluto (alias, digo sim!). Mas vos alerto observar que no mundo dos negócios existem empresas que não querem oferecer serviço de qualidade e que tem garantias. Elas querem seguir as "modas" do mercado e, não se engane pois o capitalismo é isso, faturar sobre seu suado salário.
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