08/01/2014

Até um dia, Blogger

Coincidentemente, ano novo, blog novo. Novo...


Eu não vou entrar nessa de que "esse ano tudo vai mudar" e que o blog vai trazer isso e aquilo. Piegas demais para mim - e seria mentira. O blog vai ser o mesmo (para a tristeza de muitos?) e este que vos escreve também permanecerá a frente do blog (acho que acabo de perder vários leitores com essa notícia). A ideia, na verdade, é otimizar (mais ainda) meu (estimado) tempo. Assim, vou mudar de plataforma. Sairei do Blogger, mas não sei ainda para onde vou.


Por que?
O Blogger é muito simples. E isso é ótimo. Ele é o tipo de plataforma que você cria um blog em minutos, com design e layout simples e, talvez, a maneira mais rápida de criar e postar na Web. Então, por que mudar? As estatísticas dele não me agradam. As vezes muito confusas e, outras, imprecisas.  Outra coisa, a integração com redes sociais. Não por caso, a integração com o Google+ é transparente, mas o Google+ (ainda) não é o principal foco de audiência e a integração com o Twitter e com o Facebook não estão funcionando bem. Daí eu tenho de usar o IFTTT, para integra-los. Eu não quero nem ter esse trabalho. Quero postar e esperar que minhas postagem cheguem aos atuais e possíveis vindouros interessados no blog. 
Além disso, estou há mais de 4 anos no blogger e pode ser uma mudança boa. 

Para onde vou?
Ainda não sei. Tenho três candidatos: Wordpress.com, Ghost e Medium

O primeiro é o mais conhecido e, notadamente, mais usado entre as plataformas de blogging. É a chamada "plataforma profissional" de blogging. Mas como não sou nenhum profissional em escrita, não será por isso que, eventualmente, eu o escolha. Mas penso que seja uma boa opção.

Os dois últimos são mais novos e tem propostas bem interessantes. O Ghost tem uma ótima ideia. Design minimalista, melhor visualização de estatísticas, uso de Markdown para escrever as postagens (eu prefiro usar linguagens de marcação que os clássicos editores WYSIWYG), dentre outros. O outro lado da moeda: muito recente. O fato de ele não estar bem estabelecido é um risco grande. Não quero ter que, eventualmente, migrar para outra plataforma em poucos meses ou no ano que vem.  Como falei antes, a ideia é otimizar meu tempo. 

O último, dos mesmos criadores do Twitter (e do Blogger), apresenta uma proposta parecida. O minimalismo vai mais longe ainda (o que aumenta meu apreço) e o foco é no conteúdo (e não no design, por exemplo). Mas se o risco de não ser bem estabelecido já era grande no Ghost, no Medium é maior ainda. Ainda há outras (várias) opções, mas eu estou entre esses três ainda. Sugestões?

Para você, minha cara ou meu caro leitor, não fará diferença. Minha ideia será sempre criar um visual agradável para a leitura das postagens e criar conteúdo relevante.

Falando em conteúdo...E as postagens do Blogger?
Bom, eu poderia migra-las para outra plataforma, mas não farei isso. Deixarei todas elas aqui como arquivo para que todos possam acessa-las ou até que o Blogger o encerre (espero que não). Tenho um grande apego sentimental por este blog. Foi o meu primeiro e que "deu certo". Este conceito de "dar certo", para mim, é saber que há pessoas que o lêem, independente da quantidade, e que ainda vem discutir comigo (algumas vezes de forma intempestiva - mas eu gosto :D).  Para mim é sensacional. Foram 604 postagens em longos 4 anos e, durante este tempo, fui aprendendo (e continuo aprendendo) a escrever e a "blogar". 

Minha primeira "grande" postagem foi o longínquo  Tcc e Latex - Preâmbulo!. Durante meses, acho que até anos, essa postagem era acessada como consulta para instalação e uso do Latex. Como eu, normalmente, escrevo sobre experiências pessoais, de correlatos (e as vezes uns devaneios), acho que aproxima mais as pessoas do blog. 

Outro foi a continuação do anterior, o Correção ortográfica no TexnicCenter. Talvez o que teve mais acesso durante todo esse tempo: quase 2000 acessos únicos. 

Um terceiro foi o O que os ateus gritam na hora do sexo, com mais de 1000 acessos. Uma postagem absolutamente jocosa e com trocadilhos bem forçados (rs). Mas rendeu e, na época, eu achava engraçado pacas. 

Mas não é só uma questão de quantidade de acessos. Muitos outros, com muito menos acesso, me lembram um passado, hoje, bem engraçado. O Vai de quê: Sansumg Galaxy Tab ou iPad me lembra a época que a maior desculpa dos "androiders" era que o iOS não carregava o Flash e diziam que ele nunca iria ser suprimido de "smart devices". E hoje, como estão as coisas? ;)

Gestor, gerente, líder e chefe: salada ou farinha do mesmo saco? e o Robôs, cavalos e "pets" deram o que falar. Inspirados em diferentes experiências de colegas de trabalho e outras empresas, pessoas me pararam para me perguntar ou discutir sobre essas postagens - gente até de "alto" escalão. 

Ou ainda os recentes Poesia e o Não foi só fumaça. O primeiro foi um relato sobre meu retorno a leitura de poesias e o último, um dos meus favoritos, foi a postagem, sem falsa modéstia, mais jornalística e verdadeira (pois veio de uma experiência pessoal) que já escrevi. 

Para não me delongar mais, cito outras mais como:


E a página no Facebook, Twitter e Google+?
Bom, entre as opções que tenho, procurarei escolher aquelas que possam se integrar melhor com estas redes sociais. O Google+ é a maior incógnita, pois é do Google (jura? ~~) e não sei se eles tem API para que outras plataformas possam se integrar a eles. Mas eu informarei a vocês essas mudanças. 

Quando?
Ainda este mês, este profeta retorna a blogar, já no "blog novo". Retorna antes de ir para a Campus Party 7, certamente. Ah, e retorno relatando uma (quiçá a maior) das maiores experiências que já tive na vida e que pode ajudar muita gente que queira fazer algo igual ou parecido. 

É isso.  Não volto, provavelmente, a escrever por aqui. Fica o pesar do desapego e alegria de ter chegado até aqui. Agradeço a todos os raros leitores por acompanharem este escape do profeta. Quanto mais o tempo passa, melhor e mais seletivo o conteúdo fica. Aí ele fica bom...



Agora é "começar de novo".  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário