06/10/2012

Politicamente (in)correto.


Este profeta vai saltar um pouco da tecnologia (talvez não totalmente) e falar um pouco de uma de suas (várias) insatisfações com contratos sociais. Lhe asseguro que eu não vou me delongar, pois coisas desse tipo contaminam minha mente e ela dispara.
Tenho um sério problema com "negro". Calma, antes que me acusem por alguma injúria racial ou racismo, não tenho problemas com pessoas pretas. Meu problema é o falso moralismo ou a maneira suja de um preconceito camuflado em chamar uma pessoa de tez escura, de negro (ou negra). 



Meus argumentos se basearão num dicionário (embora este livro já tenha caído no meu conceito) da língua portuguesa, neste caso o Michaelis. Antes de usar as evidências do dicionário, meu ponto de vista é independente: se eu sou classificado pela cor da minha pele e sou chamado de branco, não conheço nenhuma cor chamada "negro" ou "negra". Vamos ao Michaelis e vejamos a definição de negro:

adj (lat nigru1 Que recebe a luz e não a reflete; preto. 2Escuro. 3 Sombrio. 4 Denegrido, requeimado do tempo, do sol.5 Lutuoso; fúnebre. 6 Que causa sombra; que traz escuridão.7 Tenebroso, caliginoso. 8 Tempestuoso. 9 Tétrico, horrível, lúgubre. 10 Que pertence à raça ou ramo negro. 11Ameaçador, medonho. 12 Condenado, maldito. 13 Que anuncia infortúnios; funesto, nefasto. 14 Horrendo, pavoroso. 15Pervertido. 16 Adverso, inimigo. 17 Execrável, nefando, odioso. sm 1 Indivíduo da raça negra. 2 Escravo

Existem mais definições sombrias para a palavra do que para o fim que ela é comumente usada. Meu argumento é o mesmo para a raça branca, raça amarela e a raça preta! Percebe a sutil tentativa do discurso em tentar não parecer racista? Mas é uma tentativa vã, já que não há qualquer perigo. Penso que o racismo (furtivo) está em se preocupar em usar o termo "negro" no lugar de preto.
Veja o que o mesmo dicionário diz sobre o que é raça (palavras sublinhadas são de autoria própria):


ra.ça

sf (ital razza e este do lat ratio) 1 Conjunto dos ascendentes e descendentes de uma mesma família ou de um mesmo povo.2 Estirpe, geração, origem, casa, brasão. 3 Cada uma das grandes famílias em que se costuma dividir a espécie humana.4 O tronco comum, onde têm origem as várias classes de animais. 5 Grupo de seres caracterizados por qualidades análogas. 6 Categoria, classe ou grupo de pessoas com certas e determinadas qualidades ou predicados. 7 Descendente (de qualquer sexo). 8 Os homens em geral; a humanidade. 9 Tipo, casta, classe, espécie, jaez, qualidade, padrão. 10 Boa raça:Cavalo de raça. 11 Sociol Conjunto dos indivíduos com determinada combinação de caracteres físicos geneticamente condicionados e transmitidos de geração a geração em condições relativamente estáveis. 12 Greta no casco das bestas. R. amarela: a que se caracteriza pela pele amarela, rosto largo, maxilas salientes, olhos amendoados, cabelos pretos, ásperos e luzidios, nariz largo e achatado, pescoço curto, pouca barba e ângulo facial menos aberto que o da raça branca. R. azeitonada: a que se caracteriza pela pele cor de azeitona, olhos negros, nariz curto, boca grande, cabelos pretos e brilhantes, maxilas salientes e estatura média. R. branca: a que se caracteriza pela pele branca, olhos azuis, castanhos ou pretos, rosto oval, ângulo facial muito aberto, nariz saliente, lábios delgados e róseos, maxilas sem saliência, barba espessa, cabelos finos, lisos ou ondeados, ordinariamente louros ou negros. R. caucásica: V raça branca. R. de víbora: gente de muito má índole. R. etiópica: V raça preta. R. humana: os homens. R. indígena: V raça vermelha. R. malaia: V raça azeitonada. R. mongólica: V raça amarela. R. negra: V raça preta. R. preta: a que se caracteriza pela pele mais ou menos escura, cabelos curtos e muito crespos, nariz achatado e maxilas proeminentes. R. vermelha: raça humana que abrange todos os povos indígenas da América e se caracteriza pela pele avermelhada ou cor de cobre, testa inclinada para trás, cabelos pretos, grossos e lisos, pouca barba, nariz saliente e estatura alta. R. futuras: gerações porvindouras. R. latinas: povos que provêm dos romanos. Ser da raça do diabo: ser de mau gênio; ter maus instintos; ser excessivamente inquieto, impulsivo ou agressivo. Ser de má raça: ser de má índole, ter maus instintos, ser de má qualidade. Ter raça: a) provir de ascendência africana; b) ter linhagem, brasão; c) ter fibra.


Embora não goste (aí somente em outro post) do conceito de raça entre seres humanos, o dicionário, dentre algumas outras, frisa as diferentes raças definidas por COR e não por alguma palavra criada para fazer referências politicamente corretas. 
Tenho muito orgulho de ter um grande amigo preto. Tenho uma atração inexplicável por mulheres pretas. Em respeito a isso e outros princípios, não visto essa roupa do politicamente correto, do racismo do tapinha nas costas. Prefiro ser olhado de soslaio, franzimento de cenhos ou repulsas, do que me mascarar com mais essa ignomínia social .

Ah, meu iPhone é preto. E não, negro - falei que não ia sair totalmente da tecnologia, não? =D 

Um comentário:

  1. Cuidado quando for comprar uma camisa e, ela for preta, peça-a assim:por gentileza eu poderia ver aquela camisa afrodescendente?

    ResponderExcluir