15/05/2012

Quanto vale uma amizade?


(Im)possível responder. Muitos dirão que é (im)pagável ou não tem preço. Idealmente penso da mesma maneira, mas, assim como eu, a grande maioria das pessoas jamais tiveram 1 bilhão de dólares em suas mãos para avaliar monetariamente uma ligação tão intangível entre duas ou mais pessoas. 






Steve Jobs fez várias escolhas em sua vida e, muitas delas, foram resultado ou resultaram em contabilizar monetariamente amizades. Mark Zuckerberg, de maneira mais hollywoodiana, foi retratado como uma pessoa que escolheu o que era mais importante para ele: uma amizade antiga e ,possivelmente, duradoura ou bilhões de dólares. Já sabemos da escolha dele.


Para quem não leu ainda a biografia de Jobs, no início de sua carreira, ele manipulou Woz para conseguir fazer um projeto em menos tempo para lucro próprio (um bônus - Woz somente veio saber disso depois da biografia, décadas depois). Quando a Apple já tinha aberto seu capital, integrantes primeiros do que era o rascunho da empresa ou "amigos de verdade" de Jobs foram facilmente descartados por ele na distribuição de ações da empresa ou oportunidade de compra de ações - essas pessoas não alavancaram a Apple e por isso ele julgou não "ajudá-las". 
Zuckerberg, além de célebre criador do Facebook, ficou conhecido como um cretino planetário. Ele foi "acusado" no blockbuster A Rede Social de ter "traído" seu "amigo" Eduardo Saverin, diluindo sua participação na empresa sem que ele soubesse. Na época do filme ele negou veementemente os fatos. Contudo, vem correndo a internet um email que ele trocou com seu advogado sobre essa situação e, segundo o email veiculádo, o próprio Mark deu a ideia de diliuir a participação de Saverin de maneira furtiva. Ele sabia. Ele "traiu" seu "amigo" que ajudou a financiar a empresa desenvolvedora da maior rede social do planeta, atualmente. Veja o email (retirado do post no Gizmodo): 

“[Advogado],
Este email deveria ser uma conversa entre advogado-cliente, porém não estou muito certo sobre como fazer isso.
De qualquer forma, Sean e eu concordamos que o preço de meio centavo por ação é a melhor opção no momento. Achamos que podemos justificá-lo e, se não, cuidaremos disso depois.
Também concordamos que se a empresa nos bonificar, o tanto de ações de que precisamos mais impostos é uma boa saída para o caso de todos ficarmos completamente quebrados.
No que diz respeito ao Eduardo, acredito ser seguro pedir sua autorização para fazer subscrições. Especialmente se fizermos isso em conjunto com aportes em dinheiro. Provavelmente é OK dizer quantas ações estamos adicionando. Provavelmente é menos OK dizer a ele quem ganhará as ações, apenas porque ele talvez tenha uma reação inicial adversa. Mas acho que nós talvez até consigamos fazê-lo entender.
Existe alguma forma de fazer isso sem deixar dolorosamente evidente a ele que ele será diluído a 10%?
OK, por ora é isso. Enviarei a você a lista de subscrições de que preciso em outro email logo em seguida. Sean enviará os subscrições para o pessoal dele assim que parar de tossir os pulmões para fora.
Espero que vocês se sintam melhor,

Mark.”


Se verdade, está óbvio suas intenções na época.

Mas vejamos por outra perspectiva. Estas figuras, realmente, traíram seus amigos? No mutante e relativo conceito de amizade, eles eram amigos de verdade? Se não eram, não era traição. Se eram, não eram o suficiente ou, no mais natural, foi deslealdade de fato. 

Contudo, o que mais admiro, ao menos em Jobs, foi sua sinceridade e autenticidade. Ele não desmentiu o fatos. Ele, sinceramente, descartou aquelas pessoas. Não admiro o que ele fez, admiro sua transparência no que ele fez. "Errado" ou não, ele foi autêntico. 
Entre amizade e dinheiro, a escolha "certa" será feita por quem é autêntico (seja um "cretino" ou um "amigo").

É possível que você, caro(a) leitor(a), esteja pensado que não faria isso. Eu, talvez, também. Mas, acredito, que nem eu nem você tivemos a oportunidade ainda de termos 1 Bilhão de dólares pedindo-nos para fazermos uma escolha excludente. E além do mais, amizades, hoje, são desfeitas por muito (muito) menos e "construídas" com um "+Add Friend".


Nenhum comentário:

Postar um comentário