17/10/2011

O que o iOS 5 me diz sobre o futuro da Apple

Recentemente atualizei meus iDevices para o iOS 5 e ganhei algumas surpresas (não tão surpresas, pois eu já havia lido a respeito): as chatas notificações que interrompiam minhas atividades se foram e o iPad e o iPhone 4 ganharam um painel de notificações (como diz um colega de trabalho: "cópia do Android"), ganhei apps novos (lembretes, mensagens e a banca de revistas) e 3 novos gestos para o iPad 2 - isso foi o que foi mais fácil de ver de cara, por enquanto. Mas um destes gestos é o que mais me chamou atenção para o que a Apple guarda na sua caixa de Pandora às avessas.


Dentre estes gestos mencionados são o uso de 4 dedos (muita calma nessa hora para as mais assanhadas - ou assanhados, vai saber). Com 4 dedos, deslizando para cima, o iOS 5 exibe a barra de alternância de Apps, aquela que aparece quando só era possível duplo pressionar do botão "Home". Com os mesmos 4 dedos, deslizando de um lado para o outro, é possível trocar (quase) instantaneamente entre Apps, sem precisar da barra de alternância, agilizando (e muito) a troca dos apps. Bom, e o motivo deste post e me incitar a arriscar um rumor muito cedo é o último gesto: com 4 dedos (funciona com 5 se você não quer parecer o Lula usando o iPad) você pode voltar para a tela de início, gesticulando como um mágico fechando sua mão na tela e sumindo com o App! 


Perceberam que estes gestos eliminaram na navegação o uso do botão "Home"? Nem ele uso mais na tela bloqueada, pois utilizo o próprio botão de bloqueio.
Enfim, é baseado nisso que este leviano profeta vos diz: o iPad 3 não terá botão "Home"! Misturando sonhos com fatos (como esse que é bastante incisivo) o iPad 3 virá com:
  1. Tela Retina Display 9,7'' - Apple não aumentará o tamanho de sua tela, pois ela sabe que é o ideal para leitura, navegação e empunhadura. Mas elevará a qualidade de sua imagem ao nível do iPhone 4S.
  2. Não terá botão Home. Logo, terá bordas ao redor da tela mais finas e mudará o conceito de minimalismo nos gadgets. Mas acho que não será minimalista a ponto de sumir com as bordas, pois ela sabe que ainda é necessário um dedo para apoio sobre o tablet e também precisa de uma câmera.
  3. Falando nisso, a qualidade das câmeras irá aumentar, mas não acho que a Apple transformará o iPad num trambolho de tirar fotos. Vai melhorar a ponto de subir a resolução da frontal para 1.3Mp e a traseira para não mais de 5Mp.
  4. Não vou falar em especificações de processador e memória, pois vocês já leram que isso é balela para a Apple.
  5. E o sonho: os desenvolvedores de software poderão desenvolver apps (em qualquer plataforma para Objetice C) e testa-los livremente em seus gadgets, mas a Apple não abriria mão do atual controle e da taxa de desenvolvimento para postar da App Store.
Profetas existem para profetizar, mas como humano (demasiado, humano) posso sonhar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário