14/10/2011

iPhone 4S: um pequeno passo para a Apple. Um salto muito grande para os concorrentes.

Demorei, mas retornei, pessoal. Depois de mais um significativo hiato nesse ordinário e amado blog, eu retorno com uma recente avaliação do "novo" produto da Apple ("surpresa", não?). Ah, é importante frisar que embora nada tenha sito postado aqui antes, o falta pela morte de deus Jobs ainda é sentida.
Mas vamos ao que interessa. Quando o 4S foi lançado e frustrou muita gente, inclusive este que vos escreve, a Apple "errou", batendo, posteriormente, recorde de vendas do iPhone 4 e vendeu um milhão de aparelhos em 24h. Erraram mesmo? Acho que foi muito entusiamo de nós, fãs e entusiastas da Apple, pelo sonhado iPhone 5. Quando o 4S saiu, a Apple nos lembrou que ela sabe como o mercado funciona e é, além de tudo, lógica: o iPhone 4 só foi lançado após o 3GS. Alguma semelhança com o contexto atual? Jobs foi para a iCloud (podre, eu sei), mas deixou em sua iCompany planos para ela sobreviver dele até que os meros mortais que restaram possa tentar perdurar seu legado. Mas como Apple vai competir com um novo celular com o mesmo design e com um "leve" upgrade de hardware e SO contra o incontável exército de Androids que assolam o planeta, com gigas de memória e núcleos contados já às quadras? Simples. Fazendo o que eles sabem fazer melhor: fazendo mais com menos.



Recentemente o Samsung Galaxy S II foi lançado e é considerado, hoje, o "Android" mais rápido do mercado com especificações para lá de um netbook de 2 anos atrás (isso é um elogio, pois estamos falando de um celular). Salvo engano, este super celular vem com um processador de 1.2 GHz dual-core e 1 GB de RAM. Já falei neste blog que nada disso é relevante no mundo de smartfones e tablets, se não há conteúdo nestes smartdevices para os usuários consumirem. Tornando-me repetitivo, é aí que a Apple impera imponentemente. 
Entrei até em uma árdua discussão com um colega de trabalho, Android fanático, que o hardware, neste mundo mobile, de nada importava de ser super potente sem conteúdo. Provavelmente ele não lê o Blog do Maomé e não tinha conhecimento disso. Relevei. Mas ele ainda não se convenceu e disse que em qualquer situação, pelas especificações do Samsung S II, este ganharia do 4S. Até assenti com ele até certo ponto, mas insisti que o conteúdo sobrepujaria tudo isso. Bom, a AnandTech me fez o favor de embasar completamente meu argumento e me fazer entrar em júbilo.
Os caras fizeram uns benchmarks e mostraram que, em todos os cenários, o iPhone 4S com aproximadamente 800MHz de clock e 512 MB ganhou para todos os smartfones Androids e só ficou atrás do irmão mais velho iPad 2 e levemente atrás do Galaxy Tab 8.9 (um tablet!). Como isso é possível com especificações menos potentes? Resposta do além: "Simplesmente funciona!"


Vocês não podem ver, mas estou sorrindo bastante ao escrever tudo isso. =D

Os demais benchmarks podem ser vislumbrados aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário