Recebi hoje em meus feeds: Angry Birds Rio já é o mais baixado aplicativo da App Store para iPhone.
E eu fiz parte de um destes milhares (talvez milhões). E o jogo, assim como já era o original ou o seasons (que eu não achei tão bons, exceto o sobre o dia de San Patrick) é muito bom. Contudo, fiz uma análise rápida sobre o enredo para a criação do jogo, plano de fundo das fases, objetivos, etc.
No fim das contas, fiquei chateado no âmago do meu ufanismo por ter gastado $0.99 (você que tem Android leva a vantagem de ter gratuitamente).
Vamos aos pontos:
- A história dessa versão é a seguinte: o porcos capturam os "Angry Birds" (AB) e os levam para um "país distante 'numa' " cidade chamada Rio ("supostamente" a cidade do Rio de Janeiro,capita do estado que recebe o mesmo nome). E lá os AB são trancados e esquecidos. E o que eles encontram? Aves raras presas em cativeiro para serem comercializadas. Estão prontas para serem salvas.
- Ou seja: nosso país não tem outra imagem a não ser de um país africano da era canibal com samba, tráfico, futebol e orgia. Tem tudo isso? Claro que tem, não vou ser hipócrita. Mas é SÓ isso que temos no Brasil? É tudo isso que temos a oferecer? Contextualizando, dentre o pessoal que dublou o filme de animação Rio, Rodrigo Santoro, Anne Hathaway e Jamie Foxx, este último afirmou (teve o despautério) de dizer que só conhecia o Brasil por sites adultos. Bom, junte isso à nossa imagem que é vendida (por nós inclusive), mais um jogo que tem o Brasil como "tema", que é por sua vez baseado num filme criado por um brasileiro, cheio de estereótipos (bundas, carnaval) e dublados por estrangeiros?
É ou não é, pelo menos, pitoresco? - Por fim, voltando ao jogo, as fases, até agora, tem o objetivo "nobre" de libertar as pobres aves raras aprisionadas ou derrubar macacos de suas árvores no meio da floresta! Esse é para mim é o fim.
Como eles podem esquecer das onças pintadas que todo brasileiro tem de estimação? E as araras azuis que toda criança brasileira tem e pode comprar no supermercado mais próximo? Sem falar que o ídolo nacional, Zé Carioca, foi esquecido.
Ps.: "Nossos" tucano e arara são classe média alta, pois eles falam fluentemente inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário