08/02/2011

O que aconteceu com os browsers?

Eu vou dizer o que aconteceu: esses caras perderam a cabeça, se intoxicaram com uma sopa bem ruim (html5, css3, dentre outros), engasgaram e estão sufocando com uma grande espinha em Flash ou foi tudo isso junto! 



Não tenho pesquisas, mas falo por experiência própria: estou quase navegando via "terminal service" (se é que é possível). 

O Firefox é o Duke Nukem dos browsers: Firefox Forever Beta! Já estamos no décimo beta, e os caras já anunciaram até o décimo segundo. Já se foi o tempo que o famigerado Firefox 3 dava show de velocidade e performance, mesmo carregado de add-ons. Eles deviam começar do zero e ver onde eles erraram. É inacreditável! Os betas travam e reiniciam horrores.






O Chrome chegou fazendo muito barulho e comendo só pelas beiradas, mas é muito rápido nos serviços Google. E só. Parou por aí e estagnou em um abismo chamado Flash! Engasga igual a um recém-nascido com seu próprio regurgitar. Não vou entrar no mérito, mas antes de Apple falar que a Flash não presta para nada, pareceu uma profecia. O Flash se divide em duas épocas: antes da crítica da Apple e depois. Fizeram uma curva grande que o Chrome passou reto e o Firefox faz a curva bem devagar.




O IE9 foi o melhor até agora (dos IE). É mais rápido na inicialização e na navegação, além do belo design (roubado do Opera). Fora o Flash que ele não engasga e o HTML5, ele é rápido mas ainda assim não passa a confiança que os demais passam (veja o estado que ele está!).





E dos que eu uso, o Opera é o melhor que eu tenho em navegação. Veja meu desapontamento. Navegação rápida, pronto para HTML5, nunca travou, tem um ótimo recurso de empilhamento de abas e "já" suporta add-ons. Qual o problema? Ele como mais memória que um colega meu come água. É um mostrinho e a partir daí passar a ficar um pouco lento. Mas não é uma má escolha.





E os demais (tem mais, é mole?) como o Safari, Flock , RocketMelt...Eu sou viciado, mais não gosto de drogas pesadas (e olhe que eu ainda uso o IE em ocasiões extremas). Mas o Safari se diz o mais rápido e o mais eficiente e de todos as vezes que eu tentei utilizá-lo, foram trágicas. Ele deve ser ótimo no MAC, mas no Windows é uma tristeza só. O Flock e o RocketMelt são de uma categoria chamada "social web browsers".
Nunca usei o Flock, mas se ele for igual ao RocketMelt, é melhor deletarem o código fonte e seguirem suas vidas.

 O que eu faço? Uso Chrome para serviços Google, como Gmail, Blogger (torcer para que ele não trave com o Flash) e Calendar, Firefox para uso geral (e torcer para que o beta não trave e reinicie tudo) e o Opera para ocasiões extras, como baixar minhas legendas ou acessar páginas bem cabeludas que só o Opera consegue renderizar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário