25/08/2011

O ócio criativo!


E não é que quando disseram isso (algum vagal estava fazendo necas e lançou essa para se safar) tinham razão?

Você conhece um estudo com o seguinte nome: "O impacto da Cybervadiagem no Engajamento psicológico"?

Bom, esse título é real e trouxe-nos uma experiência empírica para a prova de conceito: o ócio É criativo. Sabe aqueles chefes "moderninhos" que contam suas horas como produtividade e tem uma síncope quando veem o Facebook em sua tela? Bom , além de mim, os pesquisadores Don Chen e Vivien Lin, da Universidade Nacional de Singapura, não gostam destes tipos de chefes. Estes dois indivíduos chegaram à conclusão, através de um estudo e experimento com 96 pessoas, que distrações ou "ócio" durante a hora de trabalho aumenta a produtividade e a eficácia nas tarefas, além de menos exaustão e tédio. 

Isso já era perceptível sem qualquer estudo (não estou desmerecendo os caras, calma). Mas o fato de pesquisadores se engajarem na causa e demonstrarem através de experimentos, talvez possam mostra para os chefes "moderninhos" que , de fato, em determinadas atividades, quantidade não é qualidade e, aprofundando nos adágios e arriscando filosofia barata, o ócio É criação (ou organização da ideias). 
Mas o outro lado da moeda é também verdadeiro: não é porque o ócio durante o horário de trabalho aumenta a produtividade que vamos cortar a carga horário em 30% ou passar 1 hora ou 2 horas do dia jogando Counter Strike. Há limites. É o mesmo princípio do cafezinho: 10-15 minutos para tomar um café e espairecer a mente; 10-15 minutos lendo o Blog do Maomé durante o trabalho para aumentar a produtividade. 

Simples, não?  =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário