01/07/2011

Google +, Orkut - ?

Você já deve estar adicionado (ou não) em algum círculo de algum contato seu hoje. Opa, não sabe do que eu estou falando? Em que mundo você vive? Então "senta que lá vem história".
Com estreia e adesão meteórica, o Google+ entra em cena para propor uma nova maneira de compartilhar conteúdo. Como muitos clamam ser o "Facebook killer", eu acho que ambos não podem coexistir, embora ache a proposta do Google+ ligeiramente diferente do Facebook e até do moribundo Orkut. 

Falando nele, todo mundo pensou: "Putz, um abraço para meu orkut?". Ou então: "Ainda bem que aquela bagaça vai ruir". Parece que nenhum e nem outro, por enquanto. O Google não quer largar o osso de jeito nenhum e, tão pouco, derrubar seu próprio rei nesse tabuleiro de xadrez com o Facebook aqui no Brasil. Quando anunciou o lançamento, além de apresentar algumas "features" de seu novo serviço, o Google disse que o Orkut (isso somente na página de apresentação do Google+ em português) continuará vivo (ou vegetando) e incorporará recursos do Google + pois  "o Orkut é a rede social número um do Brasil e tem sido muito bem sucedido". Pode até ser em número, mas vem caindo a passos largos diáriamente.

Na minha humilde opinião profética, eu acho que o Google está jogando o migué (conversinha, garganta, qualquer gíria de sua região para "papo furado"). Acho que o Google+ vai engolir o Orkut e, quando menos perceberem, já serão um único serviço (só espero que o Google+ não incorpore nada daquele ilegível, lento e inútil serviço - só para constar: eu ainda tenho orkut, contudo somente por motivos "matrimoniais").

E só uma pitadinha final: o Google+ se proveitará do onisciente e onipresente buscador mais usado do planeta! Acho que, em termos de compartilhamento de conteúdo, o Facebook vai apanhar feio. Mas uma coisa este último faz bem e de forma simples: sabe deixar alguém expor sua vida pessoal para outrem. E é isso que, a maioria, hoje, quer: mostrar que viajou, falar que sabe cozinhar, enviar vídeos interagindo com a familia, dizer que está assistindo algum seriado, correndo tantos quilômentros ou somente para trollar. 

Que saber mais sobre o Projeto Google+? É só acessar a página oficial de lançamento. E se você não foi convidado ainda, aguarde um pouco. O projeto está em fase de testes e ainda está limitando a quantidade de usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário