15/03/2011

Minimizar é para os fracos.


O Ubuntu está mudando. Mas não sei para onde. Depois de polemizar em aderir ao adágio popular: "Nada se cria, tudo se copia", "se inspirando" no modelo de botões de janelas do Mac OS. Para quem não sabe, os três botões a sua direita - que usa Windows - são à esquerda, para quem usa Mac. E o Ubuntu também era assim, como a maior parte do mundo, até querer se passar de Maçã e querer ser "diferente".
Bom, dessa vez a galera da Canonical foi além e migrou para o Gnome 3. 
E sabe o que eles fizeram agora com os botões? (Não notaram nada de diferente na "screenshot" do novo Gnome 3 acima?)
Sumiram com eles! Na verdade só deixaram o botão de fechar (aleluia!).

A explicação para essa mudança drástica é: não existe mais barra de tarefas para onde as janelas possam ser minimizadas. Ou seja, se pudessem ser minimizadas elas iriam para além da sua imaginação! Ou você fecha (agora, com o solitário botão fechar) ou você maximiza (dois cliques na janela - tiraram um botão e copiaram o Win 7. Acho que vou para o Mandriva).
Se você é daqueles que gostam de 519 janelas abertas e ainda quer usar o Ubuntu, não se desespere, pois você poderá usar os recursos "workspaces" e "overview" que, respectivamente, arrumam as janelas em áreas de trabalho diferentes ou então as exibi todas de uma determinada maneira.

Só vendo para ver como vai ficar. Eu quero voltar ao mundo linux, já tem tempo que não trabalho que linux e  sinto saudades de um sistema estável e preparado para desenvolvimento. E o Ubuntu sempre foi minha primeira escolha, até agora. Vou esperar chegar o Ubuntu 11.04 (mês que vem) que já vai vir com o Gnome 3 e todas essas novidades. Mais informações a respeito é só acessar aqui.

2 comentários: