É meus amigos, a batalha dos tablets não para. O agora o nível desceu. Fomos até o hardware.
A galera da AnandTech, especializada em análise de hardware, decidiu ver se o A5 (processador do iPad 2) é realmente 9 vezes mais rápido que o A4 (processador do iPad) em processamento gráfico, como disse o sr. Jobs no evento de lançamento do iPad 2. Nesse meio tempo, a AnandTech decidiu não somente comparar entre a mesma familia de processadores e decidiu colocar no meio da briga o chip líder da Nvidia para tablets Android e de alguns celulares: o Nvidia Tegra 2. Vamos aos resultados.
Utilizando a ferramenta GLBenchmark 2.0, a AnandTech pôde verificar que o iPad 2 não é 9 vezes mais rápido no processamento gráfico que o iPad, mas da um banho neste último e de sobra joga água na cara no chip da Nvidia. Vou mostrar aqui os resultados de propósito geral, outros mais focados em "throughput" de texturas, geometria, dentre outros, vocês podem achar aqui.
Testando o jogo Egypt como parâmetro sem o "anti-aliasing" (AA - aquela tecnologia que deixa as linhas dos objetos mais suaves, grosseiramente falando), o iPad 2 chega a ser 5.4 vezes mais rápido que o iPad e 3.7 vezes mais rápido que o Tegra 2. Veja o gráfico abaixo.
Percebam que o "iPad 1" não fica muito longe do poderoso Xoom com o Tegra 2. E ainda me perguntam porque os demais ainda correrm atrás. Mas continuemos.
Nos testes com o AA, o pobre do iPad (processador A4) nem conseguiu entrar na briga, mas mais uma vez o iPad 2 com seu A5 surrou o Xoom com o Tegra 2.
É uma diferença precisa e expressiva de 7x mais processamento no iPad 2. Lembrando que estes testes se baseiam no jogo Egypt como parâmetro de processamento gráfico.
Para testes mais gerais, a diferença cai, mas ainda é expressiva. Veja abaixo os resultados entre os três gadgets (e seus processadores, claro) e a comparação final entre iPad 2 e o iPad.
Perceba que a diferença entre o A5 e o Tegra 2 cai para pouco mais que o dobro e entre o A5 e A4 para pouco mais que o triplo. Com AA, comparando somente a primera e segunda geração dos iPads, o A5 fica em torno de 4 vezes mais rápido que o A4.
Nem de longe podemos ver as nove vezes mais capacidade que o sr. Jobs quis nos vender. Isso deve ter acontecido nos testes bastante "imparciais" do pessoal da Apple (é a mesma coisa como fazem com o Safari, dizendo que é o mais rápido do mundo - só se for do mundo das tartarugas).
Mas ainda assim são diferenças gritantes. Muito me espantou o banho que o Tegra 2 recebeu. Como a Nvidia, expert mundial em processamento gráfico, consegue perder para os "novatos" da Apple? Ou o sucesso subiu muito a cabeça ou eles subestimaram muito a galera da maçã.
Todos sabem que eu não gostei muito do que foi mostrado no lançamento do iPad 2. Embora eu ainda seja adepto da usabilidade que a Apple proporciona, sempre tinha um pensamento longínquo que me fazia achar que os tablets Android iriam correr por fora com o novo SO e com hardwares que a Apple não alcançaria. Falei bem: ALCANÇARIA.
É...mais e mais fatos vão me empurrando para moder outra maçã.
*As imagens aqui utilizadas dos gráficos comparativos foram tiradas do site AnandTech.
Amigo, esqueceu de comentar que a resolução do Xoom é bem maior que a do Ipad 2, coloca pra rodar na mesma resolução pra voce ver como o Ipad 2 também vai se peidar pra rodar...
ResponderExcluirNão vem jogando pedra no Xoom desse jeito não.
Perdão o comentário bem a posteriori, mas eu só joguei pedra com um saco delas na mão, vindo de gente que manja do assunto. É claro que pendi para certo lado, mas faz parte. Valeu pelo comentário e, se quiser continuar lendo o blog, fique à vontade. Críticas são sempre bem-vindas.
ResponderExcluirÉ sempre bom conhecer o mínimo de metodologia pra poder entender e comentar um teste. O autor tentou fazer um hype sobre algo que desconhecia.
ResponderExcluirQuando testo jogos de PC, a resolução é algo que faz muita diferença em taxa de frames, e a diferença de 1280x800 pra 1024x768 (descontando os dpi), é uma diferença relativamente grande. Programas de benchmark contam ali os frames, mas a resolução não é contada ou descontada no resultado final, ficam ali os números finais de frames e deu. Mais justo seria ambos na mesma resolução de tela, como isso não rola, então é melhor nem fazer. hehe
ResponderExcluirAbraço!