12/01/2011

Como desenvolver seu produto ouvindo o cliente



O caso de empreendedorismo foi contado por Helton Marinho, diretor da Ninsas

Há uns quatro meses atrás, tivemos a brilhante idéia de desenvolver um produto que substituísse/complementasse o serviço de Delivery oferecido por muitas empresas do Brasil. Já tínhamos identificado que o telefone era um vilão dessas empresas, pois ocupava muito tempo dos atendentes e consumia muitos créditos dos consumidores com telefone pré-pago (mais de 80% do mercado).

Resolvemos então desenvolver um produto que funcionasse na Web semelhante a um catálogo de produtos, aonde o consumidor pudesse escolhe os produtos e solicitar a entrega com toda comodidade que a Internet proporciona.

Tudo simples e fácil. Sem instalar Software, sem burocracia, sem alto investimento para os estabelecimentos, ou qualquer barreira. Porém até então ninguém entendia nada do mercado de Delivery.

Estabelecimento divulgando o Netentregas

A solução encontrada foi falar com quem entende do negócio e tem visão. Neste momento resolvi conversar com o meu amigo Guilherme Assis, proprietário da Pizzaria & Lancheria Help de Araranguá/SC, que mais tarde se tornou o meu primeiro cliente Netentregas.com. A postura adotada na conversa foi “Eu quero feedback, não quero vender nada”, assim como recomendado no episódio do Empreendecast: Como criar sua empresa sem investir quase nada.

Como ninguém entendia nada de Delivery, o Guilherme Assis teve o papel de Guru neste projeto. Foi a pessoa responsável por apresentar as reais necessidades deste mercado, além de aprovar/reprovar cada detalhe dos protótipos desenvolvido.

Nestes quatro meses de trabalho aprendemos que as pessoas gostam de participar, de opinar, de mostrar seu ponto de vista e de conversar. Talvez não consigam passar a informação corretamente, mas estão dispostas. Aproveite isso! E sendo um bom ouvinte, você dá oportunidades para você mesmo. Nós, por exemplo, conseguimos a consultoria grátis com o Guilherme que se interessou tanto pelo produto que comprou.

Espero que eu tenha conseguido passar um pouco sobre “o que é ser empreendedor” e os desafios de fazer algo bem diferente.

Quem estiver interessado em conhecer o nosso trabalho, confira www.netentregas.com.

Até a próxima!

Helton Marinho – o contador de “causos”

Sempre aprendendo daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário