Quando pensamos em empreender, o processo que vem na cabeça é: ter uma ideia, desenvolver um produto, vender esse produto para 1 trilhão de pessoas e alcançar o sucesso. Porém, existem mais coisas entre a ideia inicial e o sucesso do que imagina nossa vã filosofia.
Nos dias 11 e 18 de dezembro faremos online o curso Mockup – Desenvolvimento de produtos sem enrolação. Nele, passaremos os 4 fundamentos para tirar uma ideia do papel e colocá-la no mercado.
Em homenagem ao curso, faremos na semana que vem uma série de 4 artigos abordando o que você precisa saber para tirar uma ideia do papel e inserí-la no mercado. Você pode acompanhar essa série através da tag Mockup, ou então receba nossas atualizações pelo RSS.
"Sério que vai ter outra turma do Mockup? Vou correr!"
Introdução a inovação (leia o artigo completo)
De nada adianta estudar técnicas e ferramentas se você não tem uma base sólida nos princípios básicos de mercado que guiam a adoção de produtos inovadores.
Assim como toda grande jornada tem seu primeiro passo e toda grande casa começa no primeiro tijolo, o desenvolvimento do seu produto precisa começar com conhecimento básicos sobre como funciona o processo de inovação.
- As vantagens e desvantagens de ser uma empresa inovadora
- Como gerar ideias inovadoras
- Como fazer uma análise de mercado para empresas inovadoras
Metodologia de projeto (leia o artigo completo)
Desde a análise sobre qual tecnologia escolher até garantir uma boa comunicação da equipe de projeto, a metodologia Lean Startups é extremamente recomendada para produtos inovadores.
O conceito principal dessa metodologia é ser uma forma estruturada de organizar o desenvolvimento de produtos, a partir do contato próximo com o cliente.
Comunicação do produto (o artigo desse tema será lançado dia 02/12)
Além do processo de desenvolvimento do produto, é fundamental que a empresa tenha uma boa estrutura de comunicação e vendas.
Ao contrário do que se imagina, não existe “Vou construir um produto e ele será tão bom que os clientes simplesmente aparecerão”. Conhecer os fundamentos de vendas e ter uma equipe comercial preparada é essencial para qualquer tipo de produto, mesmo os que são vendidos pela internet.
Como preparar o lançamento (o artigo desse tema será lançado dia 03/12)
Para uma boa inserção no mercado, a empresa já precisa começar a construir sua marca e conquistar a simpatia dos formadores de opinião que validarão a tecnologia muito antes da finalização do produto.
Nessa parte contaremos como foi nosso contato com os experts do mercado, a importância de uma boa assessoria de imprensa e principalmente, dicas para construir uma marca forte.
Conclusão: Desenvolver um produto inovador não é fácil, mas também não é um caos completo
Ainda não podemos como ter um produto que é um verdadeiro sucesso e te torna zilionário, porém compartilharemos todas as lições que aprendemos até chegar na etapa em que estamos (primeiras vendas).
Logicamente o processo não é fácil, mas esses 4 fundamentos com certeza te ajudarão a avançar mais rápido. Acompanhe a série sobre desenvolvimento de produtos através do RSS.
Se você está desenvolvendo seu produto e pretende garantir sua vaga no Mockup (ainda restam algumas), confira mais informações.
Abraços,
Millor Machado (mega entusiasta de ideias inovadoras)
Li do "Saia do Lugar"
Muito Bom esses artigos ajudou bastante
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