02/12/2010

As 4 coisas que você precisa saber sobre desenvolvimento de produtos





Quando pensamos em empreender, o processo que vem na cabeça é: ter uma ideia, desenvolver um produto, vender esse produto para 1 trilhão de pessoas e alcançar o sucesso. Porém, existem mais coisas entre a ideia inicial e o sucesso do que imagina nossa vã filosofia.


Nos dias 11 e 18 de dezembro faremos online o curso Mockup – Desenvolvimento de produtos sem enrolação. Nele, passaremos os 4 fundamentos para tirar uma ideia do papel e colocá-la no mercado.


Em homenagem ao curso, faremos na semana que vem uma série de 4 artigos abordando o que você precisa saber para tirar uma ideia do papel e inserí-la no mercado. Você pode acompanhar essa série através da tag Mockup, ou então receba nossas atualizações pelo RSS.


"Sério que vai ter outra turma do Mockup? Vou correr!"


Introdução a inovação (leia o artigo completo)

De nada adianta estudar técnicas e ferramentas se você não tem uma base sólida nos princípios básicos de mercado que guiam a adoção de produtos inovadores.



Assim como toda grande jornada tem seu primeiro passo e toda grande casa começa no primeiro tijolo, o desenvolvimento do seu produto precisa começar com conhecimento básicos sobre como funciona o processo de inovação.
  • As vantagens e desvantagens de ser uma empresa inovadora
  • Como gerar ideias inovadoras
  • Como fazer uma análise de mercado para empresas inovadoras


Metodologia de projeto (leia o artigo completo)

Desde a análise sobre qual tecnologia escolher até garantir uma boa comunicação da equipe de projeto, a metodologia Lean Startups é extremamente recomendada para produtos inovadores.



O conceito principal dessa metodologia é ser uma forma estruturada de organizar o desenvolvimento de produtos, a partir do contato próximo com o cliente.


Comunicação do produto (o artigo desse tema será lançado dia 02/12)

Além do processo de desenvolvimento do produto, é fundamental que a empresa tenha uma boa estrutura de comunicação e vendas.



Ao contrário do que se imagina, não existe “Vou construir um produto e ele será tão bom que os clientes simplesmente aparecerão”. Conhecer os fundamentos de vendas e ter uma equipe comercial preparada é essencial para qualquer tipo de produto, mesmo os que são vendidos pela internet.


Como preparar o lançamento (o artigo desse tema será lançado dia 03/12)

Para uma boa inserção no mercado, a empresa já precisa começar a construir sua marca e conquistar a simpatia dos formadores de opinião que validarão a tecnologia muito antes da finalização do produto.



Nessa parte contaremos como foi nosso contato com os experts do mercado, a importância de uma boa assessoria de imprensa e principalmente, dicas para construir uma marca forte.


Conclusão: Desenvolver um produto inovador não é fácil, mas também não é um caos completo

Ainda não podemos como ter um produto que é um verdadeiro sucesso e te torna zilionário, porém compartilharemos todas as lições que aprendemos até chegar na etapa em que estamos (primeiras vendas).



Logicamente o processo não é fácil, mas esses 4 fundamentos com certeza te ajudarão a avançar mais rápido. Acompanhe a série sobre desenvolvimento de produtos através do RSS.


Se você está desenvolvendo seu produto e pretende garantir sua vaga no Mockup (ainda restam algumas), confira mais informações.


Abraços,

Millor Machado (mega entusiasta de ideias inovadoras)


Li do "Saia do Lugar"

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