Novos navegadores pululam quase todos os dias, mas novos navegadores que parece uma bela pedida – e que todo mundo parece estar falando sobre – não são tão comuns assim. O que é o RockMelt?
É um navegador...
Como você pode reparar quando abrir o RockMelt pela primeira vez, ele é um navegador construído sobre o Chromium – o projeto em código aberto que move o Google Chrome. E isso significa que o RockMelt é muito, mas muito rápido, mesmo com todas as opções de compartilhamento que ele tem. Na realidade, ele é bem parecido com o Chrome, mas com algumas extensões bem anabolizadas para Facebook e Twitter.
...com alguns nomes interessantes por trás...
O grande nome por trás do RockMelt é Marc Andreessen – você deve lembrar dele, o fundador do Netscape, o perdedor da Primeira Guerra Navegacional, quando ele foi destronado pelo Lorde Negro chamado Internet Explorer.
...criado para compartilhamento...
O RockMelt é pensado para compartilhar links com seus amigos. Na prática, é como ter o Facebook integrado em seu navegador. Para se ter ideia, sempre que você abre o RockMelt, ele loga automaticamente em sua conta de Facebook. (O Twitter é opcional.)
No lado esquerdo, há uma lista de amigos do Facebook, com seus amigos favoritos do Facebook para mandar links, conversar no bate-papo ou ver as últimas atualizações. A barra de endereços é a maior diferença em relação ao Chrome: há um botão gigante de compartilhamento para postar coisas no Facebook ou no Twitter, e a caixa de busca separada apresenta os resultados numa lista – passeie por elas com a seta para baixo e é possível ver uma pequena pré-visualização de cada resultado. Do lado esquerdo, uma coleção de feeds, como Twitter, seu mural de notícias do Facebook e seus sites favoritos.
Para efeitos gerais, ele pode ser chamado de navegador do Facebook, já que ele aumenta muito a conveniência para postar rapidamente coisas na rede, ou se comunicar e checar as novidades do Facebook.
...e pode ser o futuro da navegação na web...
Gostando ou não, é possível ver o começo de um real navegador social no RockMelt, um que se integrará de verdade com vários serviços de redes sociais, desde o StumbleUpon até o Flickr, e que possivelmente os juntará numa forma que todos funcionem bem. Levando em consideração que grande parte do que nós lemos e vemos na internet atualmente vêm das redes sociais, parece um passo óbvio integrá-las de verdade no navegador.
Não é difícil imaginar um dia em que será possível ver que sites seus amigos estão navegando em tempo real, sem a necessidade de compartilhamento “manual”, e até de assistir juntos a um vídeo maluco do YouTube. Porém, no momento, o RockMelt é apenas um navegador prático para os viciados em Twitter e Facebook que não se importam com algumas barras a mais no navegador, nem com a sutil sensação de procrastinação frequente.
...que você pode testar agora.
Você pode se inscrever para ser um dos primeiros a brincar com o RockMelt clicando aqui.
Como bom blogueiro, já cliquei para testar. Resta agora saber se ele vai ser tão bom quanto os demais. Eu acho que vai ser bom para aqueles que adoram redes sociais (eu participo de umas três, mas mal dou a manutenção "necessária"). Um dia eu aprendo! Ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário