Não importa o que você faça, sempre será criticado
Silvio Celestino é Consultor organizacional e senior partner da Alliance CoachingTerça-feira, 16 de novembro de 2010 às 14h53
Não é muito comum ver o técnico Bernardinho ter de responder a críticas pelo seu modo de gerir a seleção brasileira de vôlei. Quando ele decidiu que seria favorável ao Brasil perder para a Bulgária, a fim de ter um caminho mais fácil para o campeonato mundial de vôlei, recebeu comentários e opiniões negativas. Entretanto, a estratégia revelou-se apropriada para conquistar mais esse título para o Brasil. Existe um aprendizado importante nesse evento: na sua trajetória profissional, não importa o que você faça, sempre será criticado. Saber lidar com as críticas é uma habilidade fundamental para sua carreira, principalmente para quem almeja um cargo de liderança.
Elas vêm de todos os lados: quando não alcança o resultado financeiro, o acionista é duro com você. Quando alcança, o chefe diz que você se esqueceu das pessoas. Se cuida das pessoas, os diretores reclamam que você é muito bonzinho. Se apresenta sua opinião de forma assertiva, dizem que você é ríspido. Se aceita a opinião dos outros, que não se impõe. E, quando mostra os resultados esperados, perguntam se os fins justificam os meios!
Não importa o que você faça, sempre será criticado. Acostume-se a isso.
Um fator importante para lidar com as críticas é ter consciência de qual é o propósito de sua ação ou fala. Isto é, saber por que faz algo. Isso é uma forma de proteger-se das críticas, que em geral têm como propósito afirmar de modo subjetivo que você está errado por fazer algo. E, toda vez que entramos em uma conversa subjetiva, estamos diante de uma discussão, não de um debate. A diferença é que o debate é pautado por fatos, análises, por números e evidências do tema do diálogo. Já a discussão é recheada de emoções e subjetividade.
As críticas vindas de seu gerente são as com que você deve tomar mais cuidado. São as responsáveis por grandes frustrações. Infelizmente, alguns gestores têm a crença de que, se criticarem sua equipe ou um membro dela, estão contribuindo para seu desenvolvimento. Enganam-se. A crítica de um chefe causa mais destruição na energia e na autoconfiança do profissional do que se imagina.
O líder deve ter consciência de que seu principal papel é formar outros líderes. Nesse sentido, quando acontece algo que não deveria ocorrer, ele deve dar um feedback, que é uma competência pautada em propósitos da empresa, da tarefa ou do departamento, e não em opiniões, rótulos e emoções destrutivas. Se um líder não sabe a diferença entre um feedback e uma crítica, não deveria estar nessa posição. Lembre-se de que, em geral, quem critica não tem compromisso com o resultado e não será cobrado por ele. Você, sim.
Portanto, ao fazer ou dizer algo, pense antes no seguinte: qual é o seu propósito? Essa deve ser sua linha para escolher as ações. Evite querer estar certo ou errado diante de algum tema. Ambas as afirmações são subjetivas, sujeitas a interpretações e normalmente carregadas de emoções. Lamentavelmente, muitas atrocidades são cometidas por pessoas que querem estar certas, mas na verdade estão emocionalmente descontroladas.
Por tudo isso, conhecer o propósito da empresa e do departamento em que você trabalha, para ver se estão alinhados ao seu objetivo de carreira – e mesmo de vida –, é uma análise que deve ser permanente em sua trajetória profissional. É muito difícil desenvolver sua profissão, se a todo instante você se vê forçado a fazer coisas com as quais não concorda, ou cujo propósito único é obter resultados financeiros.
Você terá maior capacidade de lidar com as críticas quanto maior for sua consciência do seu propósito.
Mas as críticas estarão sempre presentes, não importa quais sejam suas ações. Vamos em frente!
Para seguir o Sílvio Celestino no twitter: @silviocelestino
Texto muito bom para os gestores ou aspirantes à gerencia que passam por este blog. Não fala nada de novo ou revolucionário, mas a simplicidade de como são discutidas as ideas é muito interessante.
Curti pacas o texto.
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