Não converse com todos os seus funcionários, seus usuários ou seus potenciais clientes da mesma maneira, porque eles não são todos iguais.
O modelo Dreyfus de aquisição de competências diz que as pessoas passam sempre por 5 estágios:
Novatos
Gostam que digam o que eles devem fazer, precisam que lhes dêem um manual, dificilmente tomarão decisões por si só.
Iniciante Avançado
Necessitam de um pouco de liberdade, mas não conseguem distinguir hierarquias e definir certas prioridades.
Competente
Querem liberdade para fazer planos, criar rotinas e escolher entre atividades.
Proficiente
Quanto mais liberdade você der, mais você pode esperar dele, que mais você receberá.
Expert
Escreve o manual, mas não o segue.
Se você tratar um “Expert” como um novato, certamente falhará.
Aprendi aqui!
Achei bastante interessante. Gerencio uma equipe hoje bastante heterogênea, tanto em talento quanto em personalidade. Nem sempre tratar de maneira igual os integrantes de sua equipe, em todos os aspectos, é uma coisa boa. É mais interessante ser coerente e atuar de acordo do que parecer justo e agir igualmente (e então quiçá errôneamente) com todos os integrantes.
Boa dica. Vou me policiar mais neste tocante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário