Agora em junho comprei um notebook da Dell, que alguns conheceram no FISL e outros conheceram no meu último post, e logo que recebi liguei para pedir reembolso do dinheiro do Windows. Vou contar como foi, até para que sirva de referência para outros.
Eu gostaria muito de comprar esse notebook já sem o Windows, fosse com o FreeDOS, que veio com o desktop que comprei na Dell há três anos, fosse com qualquer distribuição Linux, como vem no computador para todos… Mas a Dell não te dá opções em diversas das máquinas.
Então, aproveitei a experiência de um amigo que postei aqui no blog em 2007, e liguei o notebook a primeira vez, sem aceitar o termo da licença. Então liguei ao suporte (é aí que você deve ter paciência).
Comecei dizendo que recebi o notebook, que NÃO USARIA WINDOWS e que queria ver de devolver o windows e receber um reembolso. Me transferiram para outro atendente.
Repeti a questão, a pessoa pediu algumas informações (deu uma enroladinha), disse que não sabia se dava pra fazer isso e me passou para a terceira atendente. Daí essa foi até o final.
Com essa atendente expliquei novamente a situação e ela me disse que não dava pra fazer isso porque eu escolhi comprar com windows, quando deveria ter escolhido comprar na opção sem sistema operacional. Eu disse: “Moça, estou há um tempo pesquisando e escolhendo, e sei que em lugar nenhum do site de vocês existe essa opção sem windows, seja para o vostro ou para o inspiron”. Ela insistiu comigo que tinha.
Apelei para a licença. Disse a ela que estava com o computador ligado em minha frente e li para ela os termos da licença do windows que dizem claramente que se eu não concordar devo não aceitar e entrar em contato com o fabricante para pedir o reembolso. Percebi a surpresa na atendente. Acredito que não ficou surpresa com a informação, mas com o fato de eu saber disso. Bom, a informação ajudou, mas ainda assim ela insistiu que eu devia ter visto isso antes e o que poderia fazer era receber o computador de volta, me devolver o dinheiro para que eu comprasse uma máquina sem windows. Não era uma boa opção, pois seria mais um mês esperando o notebook.
Após argumentar mais, apelei para a venda casada, o melhor trunfo. Se o computador é vendido junto com o windows e eu não posso comprar só o computador isso é venda casada, principalmente quando o windows vem discriminado na nota, como vem nos computadores da dell. Ainda ela insistiu que não dava. Eu disse que então veria com o procon uma forma de receber o dinheiro de volta, pois um amigo que trabalhou lá me instruiu sobre a venda casada e também a licença do windows me dava esse direito. Nesse ponto, a atendente sabia que eu tinha razão, mas não dava o braço a torcer. Insistiu que não era venda casada porque eles dão a opção de comprar sem o windows e que o que poderiam fazer era aquilo de eu devolver o notebook. Não queria fazer isso, nem gastar tempo em um processo no procon.
Então, disse para ela simplesmente: “Moça, então vamos considerar que eu vou devolver o notebook para comprar outro sem o windows. Estou em uma outra máquina com internet e acessando o site de vocês. Por favor, me mostre onde posso comprar um notebook sem windows”. Eu disse isso porque sabia que essa área não existe. Ela ficou sem jeito, disse que não era coisa do pós-vendas. Eu disse: “tudo bem, mas se você me mostrar como faço para comprar uma máquina sem windows faço o que você me disse”. Ela simplesmente respondeu: “Vamos fazer assim, vou te dar o reembolso no valor de R$150,00″. E combinou como seria feito. Após meia hora de ligação a minha paciência foi maior do que a dela.
Ainda questionei que o valor da licença na nota era um pouco mais do que isso, mas ela disse que era o máximo que poderia me dar e me dei por satisfeito. Disse que em 20 dias seria depositado, mas tive que ficar no pé, pois levou quase 40.
Daí, durante o FISL, recebi uma ligação pedindo para eu confirmar o recebimento na minha conta. Olha que “bunito”:
Para você ficar esperto e eu também. Estou doido para colocar um Dell no meu colo, mas não quero pagar pelo Ruindows. Ubuntu rules!
Nenhum comentário:
Postar um comentário