Parece que agora vai. A franquia Need For Speed da EA Entertainment lança agora no dia 18 de setembro o novíssimo NSF Shift e o nome não é atoa. Do inglês, mudança, troca (ou mudar, trocar), a EA muda o foco da franquia e , o que era um jogo que prezava mais a diversão que a simulação (nem o Pro Street foi considerado uma versão de poder no quesito simulação - e olhe que até o retrovisor ficava pendendo), busca agora a maior autenticidade possível nas colisões, dirigibilidade, modelagem dos carros, apelando para as técnicas de simulação física mais poderosas já vistas, jogos de luz, etc.
Talvez, com isso, atraia novamente os holofotes para a franquia que perdeu o brilho desde o inovador Underground e que veio despencando até o frustrante Carbon. Com o Undercover, o franquia conseguiu respirar e conseguiu atrair jogadores que não são muito fãs desses tipos jogos mas que ainda assim decidiram tentar (assim como este que escreve). Mas o furor foi intermitente. As perseguições costumeiras da polícia, inicialmente burra, e por fim impressionantemente mais burra ainda (só mais numerosa) e as velhas missões não empolgaram àqueles que gostariam de ser vislumbrados. Penso que essa mudança da EA não é por acaso. Jogos, alguns gratuitos, como Volvo (espetacular pelo que se propõe) , e o (podre - dirigibilidade triste) Grid (embora essa nova versão copia alguns apetrechos de Grid - como a 'reputação') já vinham mudando o foco dos cansados neons para a verossimilhança dos acontecimentos no jogo.
Eu aguardo ansiosamente o Shift, pois pode deixar de ser um jogo de corrida para ser um simulador de corridas como F1 e o inigualável Grand Turismo. A reportagem completa pode ser vista aqui. E abaixo uma amostra do que pode vir por aí.
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