20/09/2009

Fundo Criatec


Passado uns dias em Salvador - BA, entre afazeres e entretenimento, assisti a uma apresentação na sede da FAPESB em São Lázaro (bairro de Salvador) sobre um fundo de investimento em empresas com ideias inovadoras: o Fundo Criatec. Os caras tem um fundo de investimento de R$ 100.000.000 (cem milhões) e já tem 23 projetos de empresas aprovados, sendo que 13 já receberam o investimento e as demais estão nos tramites de se transformarem em sociedade anônima (requerimento do fundo) e aguardando a entrada do investimento na conta. O fundo investe entre 1,5 milhões de reais até 5 milhões em uma única empresa e a depender do projeto, abrem exceção com limite máximo de 10 milhões de reais. É agressividade pura.
É basicamente assim: eles investem em sua empresa inovadora (já tem de ter um protótipo) sem aplicação reembolsavel- investem 1,5 milhões sem esperar que você pague tudo volta. Só que os caras investem e querem ser sócios de sua empresa: parte da sua empresa será do fundo. Se sua empresa for rentável e , por exemplo, der um retorno dentro do período de investimento (4 anos) de uns 8 milhões eles vendem a parte deles e lucram com o investimento. Ou seja, deram para você 1,5 mi e ganharam, supondo uma sociedade de 45% para o fundo, 3.2 milhões de reais. É esse é modelo de capitalização de todo o mundo e é assim que eles investem no país e ganham dinheiro.
Um exemplo é o Youtube. Os criadores não inventaram aquilo para passar o resto da vida com aquilo, criaram para que uma outra empresa capitalizasse a inovação (nesse caso, o Google) e ganhassem uma baita bolada para que eles próprios fossem seus investidores de riscos. Ou se aposentassem.

Tem uma empresa com uma grande ideia e já tem um protótipo? Acesse o site do Fundo Criatec e saiba como submeter sua proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário