05/09/2009

Brasil usa menos 3G que média mundial

A revista INFO noticiou um estudo feito pela Huawei, empresa que dentre outras atribuições, comercializa modems 3G para muitas empresas de telecomunicações do mundo (como a Vivo), fez um estudo sobre o uso da "banda larga" 3G no Brasil. A pesquisa mostrou que a média de utilização no Brasil é de 2,1 acessos a cada 100 habitantes, contra 5 acessos a cada 100 habitantes no mundo.
Eu quero é novidade! Em um país que só agora, por uma imposição judicial, as empresas de telecomunicações terão de "garantir que o serviço funcionará no equipamento do consumidor, na velocidade contratada e nos locais onde o serviço deverá ser mais usado". E isso é só no Rio de Janeiro, por enquanto. O que deveria ser uma regra e não um exceção.
Aqui na Bahia é sofrível. A Tim que eu percebo que vem crescendo bastante na telefonia, não aprendeu ainda o que é 3G. A conexão da Claro e da Oi mais parecem montanha russa, oscila muito. E se ficam constantes, é constantemente lento. Até agora, a melhorzinha é a da Vivo (ao menos por aqui, em Feira de Santana - BA). Mas ainda é a mais cara e é a que tem um plano "ilimitado" que ao passar de 2GB de trafégo a velocidade nominal é reduzida para irrisórios 128kbps. Ou seja, você, caro leitor, que tem (eventuais) problemas com a sua internet a cabo ou ADSL, pense que tem gente pior que você. :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário