24/01/2011

Arduino: Full open-source


Aqui eu dou ponto e MUITO! Para quem não conhece, o Arduino é um projeto, inicialmente, de "hardware open-source". 
A ideia é sensacional (para quem gosta de microcontroladores então...). Agora os caras já disponibilizam também um ambiente de desenvolvimento (também "open-source") menos "hardcoded" para lidar com as peripercias dos microcontroladores (que eu acho, particulamente e parodoxalmente, irritantes e excitantes), principalmente para àqueles menos familiarizados. Reportagem lá do Guia do Hardware.

O que é o Arduino?

Arduino é uma ferramenta que torna os computadores capazes de detectar e controlar elementos do mundo físico. É uma plataforma open-source de computação física baseada em um microcontrolador a bordo de uma placa simples, além de um ambiente de desenvolvimento para escrever softwares para a placa.

O Arduino pode ser utilizado para desenvolver objetos autônomos ou iterativos (como um sistema de controle que necessita de acesso aos objetos do mundo físico), tomando as entradas a partir de uma variedade de sensores ou switches e controlando atuadores como LEDs, servo-motores, relés ou outros tipos de saída. Os projetos podem ser autônomos baseados na rotina escrita para o microcontrolador ou podem se comunicar com um software em execução no computador.

Por que Arduino?

A plataforma Arduino simplifica o processo de trabalhar com microcontroladores, alocando os detalhes confusos e complexos de programação desses componentes em um pacote easy-to-use (fácil de utilizar), oferecendo grande vantagem a professores, estudantes e amadores interessados em sistemas físicos.
Preço relativamente baixo: placas Arduino são relativamente baratas em comparação com outras plataformas de microcontroladores. A versão mais barata do módulo Arduino pode ser montada à mão, e até mesmo os módulos pré-montados Arduino podem ser encontrados à venda no Brasil porrepresentantes autorizados (lista no: http://www.unitecorp.eng.br).
Multi-plataforma: o software Arduino roda em Windows, Macintosh OSX e sistemas operacionais Linux. A maioria dos sistemas de microcontroladores estão limitadas ao Windows.
Simples, com ambiente de programação clara: O ambiente de programação Arduino é fácil de usar para iniciantes, mas suficientemente flexível para usuários avançados tirarem máximo proveito. Para os professores, é convenientemente com base no ambiente de programação Processing, por isso os alunos ao aprenderem a programar nesse ambiente vão estar familiarizados com a aparência e o sistema do Arduino.
Códigos-fonte abertos e extensíveis do ambiente Arduino são publicados, disponíveis para aperfeiçoamento por programadores experientes. A linguagem pode ser expandida através de bibliotecas C++, e pessoas que querem entender os detalhes técnicos podem fazer a mudança do Arduino para a linguagem de programação AVR-C em que ele se baseia. Da mesma forma, você pode adicionar o código AVR-C diretamente no Arduino seus programas se desejar.
Open source e hardware extensível: O Arduino é baseado nos microcontroladores Atmel ATMEGA8 e ATMEGA168. Os projetos dos módulos são publicados sob a licença Creative Commons, desenvolvedores de circuito experientes podem fazer sua própria versão do módulo, estendendo-o e melhorando. Mesmo utilizadores mais inexperientes podem construir a versão da placa base do módulo, a fim de compreender como ela funciona e economizar dinheiro.

Quer saber mais sobre Arduino? Acesse a página oficial dos caras e continue lendo esse "post" no Guia do Hardware para ler um guia rápido com o primeiros passos para se adquirir e trabalhar com Arduino. 
Vale a pena! Saia dessa "softvida" e procure uma "hardvida" ou uma "embeddedvida" que é mais emocionante. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário